Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Efeito sobre a função mucociliar

A função ou limpeza mucociliar é o mecanismo de autolimpeza da mucosa nasal. Tem como base a atividade pulsátil de milhões de cílios dispostos sobre as células epiteliais da mucosa que, tal como remos microscópicos, empurram o muco na mesma direção.  Pela ação dos cílios nasais, o muco, que cobre as células epiteliais, move-se de forma contínua desde o vestíbulo nasal até à faringe, onde é engolido de forma inconsciente.

Mais de 90% das partículas contidas no ar respirado ficam retidas no muco que, graças à função ciliar, é renovado constantemente.
A maior parte das doenças das vias respiratórias superiores, incluindo a infeção dos seios nasais, as alergias e a contaminação ambiental, alteram a função mucociliar, quer seja por alterarem a atividade dos cílios nasais ou devido a alterações nas propriedades do muco. Se esta função for afetada, o movimento do muco abranda e as secreções são retidas, resultando na acumulação de contaminantes, alergénios e bactérias. Isso origina obstrução nasal, inflamação e infeção.

A irrigação nasal limpa a superfície mucosa do nariz e dos seios paranasais, o que ajuda a recuperar a limpeza mucociliar ao eliminar tanto as substâncias que provocam a disfunção como as secreções que afetam negativamente o movimento ciliar.

 

efeitos