Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

O que é irrigação nasal?

rapaz

A irrigação nasal consiste na lavagem das fossas nasais com uma solução salina. A anatomia das cavidades nasais permite a entrada de um líquido por um orifício nasal, a circulação no interior do nariz e a saída para o exterior pelo orifício contralateral.
Esta prática tem origem na Índia, onde os yoguis a realizam há vários séculos como parte dos seus rituais de purificação (Jala Neti), utilizando um recipiente semelhante a uma chaleira (Neti). No Ocidente, as lavagens nasais são utilizadas como um remédio caseiro para aliviar a congestão nasal.
Diferentes estudos realizados nos últimos anos evidenciaram que irrigar o nariz uma ou duas vezes por dia diminui a obstrução nasal e melhora a rinite e a sinusite. O líquido de irrigação no interior das fossas nasais limpa através do seu efeito de arrasto, eliminando as secreções acumuladas, crostas, pus e outros contaminantes depositados na mucosa nasal durante a respiração. Esta limpeza, além de melhorar a congestão nasal, tem um efeito anti-inflamatório sobre a mucosa.